4.11.12

Sem palavras


Já estamos de volta ao Brasil, chegamos ontem à noite e o nosso passeio teve um fechamento com uma chave do mais puro ouro.
Como o Xico dizia durante a viagem, quando a gente pensava que já tinha visto o mais lindo e sentido a maior emoção, ainda havia mais nos esperando.

No avião, sentada ao meu lado, estava uma senhora mais senhora do que eu, que não parecia uma turista. Falava um pouquinho de inglês e eu um pouquinho pouquíssimo, mas, mesmo assim, conseguimos nos entender.
Contou que era holandesa e que a viagem ao Brasil era a realização de um grande sonho. Estava vindo para encontrar o filho que ela não via há quarenta e cinco anos. Sim, não via o filho há quarenta e cinco anos! 
Fiquei só tentando imaginar como seria esta emoção...
Ela casou muito jovem, teve o filho e divorciou-se. Quando ele tinha oito anos, não podendo sustentá-lo, o menino foi entregue para adoção e ela nunca mais soube dele.
Há alguns anos, com a ajuda de amigos, começou a procurá-lo na internet. E teve sucesso: ela o encontrou!
Seu filho havia sido adotado por um casal de holandeses, que o trouxeram para o Brasil. Hoje, mora em Vera Cruz, no interior do Rio Grande do Sul, onde cresceu, casou com uma brasileira, tem dois filhos e é padeiro.
Não preciso dizer a vocês o quanto fiquei emocionada! 
Nós duas choramos juntas.
Apesar da dificuldade de comunicação verbal, a comunicação pela emoção “falou mais alto”.
Na chegada, a verificação do passaporte deles foi lenta. Ela ficou um pouco assustada e segurou a minha mão.
Infelizmente, não sei como dizer com palavras, tudo o que senti naquele momento. Quais seriam as palavras certas? Solidariedade, carinho, afeto, medo, amor?  Não sei, qualquer uma delas não trás a sensação que eu senti de estar junto.
Mas, ainda havia ainda uma emoção maior.
Fiquei afastada no momento do encontro dos dois, mas não resisti e fiz uma foto, só uma.


Poucas vezes na vida vi tanta felicidade como a daquela mãe e daquele filho se reencontrando!


4 comentários:

Maria Betânia Ferreira disse...

Que enorme emoção deve ter sido, amiga! Sorte dessa senhora te encontrar ao lado dela pra preparar o coração em companhia, que fazer isso sozinho deve ser impossível. Que lindo. Solidariedade é uma palavra que carrega a própria força na ideia da solidez que só é possível JUNTO.

Maria Lucia disse...

me fazes chorar, Betânia querida!

Regina Coeli Carvalho disse...

Termino a leitura aos prantos.
Penso na sua emoção em ser testemunha dessa emoção maior, penso nos pais que procuram incessantemente seus filhos, penso na querida Lenore na busca por sua Joana, penso, como mãe, da impossibilidade de imaginar a dor da procura de um filho.
Carinhoso abraço.

Maria Lucia disse...

Também me emocionaste!
GRANDE abraço, Regina.