Minha
mãe tem 91 anos e minha tia Theresa tem 89 (fará 90 daqui a um mês).
As
duas declaram imposto de renda, portando as duas precisam do tal informe de
rendimentos do ano que passou.
Minha
tia, aposentada como professora do Estado do Rio Grande do Sul, retirava
pessoalmente no “Tudo fácil” em Porto Alegre e eu baixava o da minha mãe,
aposentada do TRE/RS, do site do tribunal.
Como
o “Tudo Fácil” está fechado, a alternativa era pelo portal do servidor na
Internet. Claro que seria uma tarefa muito complicada para uma pessoa da idade
dela e resolvi assumir a tarefa.
Capítulo
I
Comprovante da Dona Norma, minha mãe
Como
faço há alguns anos entrei no site do TRE/RS para baixar o comprovante.
Então
o site pediu: login, senha e um token, que eu não tinha a menor ideia do que
era.
Como
eu tinha o tutorial com as instruções, fiz o que estava lá: instalei o
aplicativo Authenticator no celular, o QR foi lido na tela do computador e
apareceram 6 quadradinhos para eu preencher com o número que aparecia no celular
para depois dar um enter.
Acontece
que os números iam mudando depois de alguns segundos e, mesmo eu digitando o
que ainda estava na tela do celular, o site dizia que os dados eram inválidos.
Tentei falar com o tribunal, mas uma gravação dizia que não havia expediente por causa da pandemia e que se houvesse algum problema eu ligasse para o 148, mas só servia para ligar do Rio Grande do Sul. Snif, moro em Santa Catarina.
Lembrei
então, que no tal tutorial havia um número para chamar caso houvesse problema
de login.
Eram
9:07. Liguei e depois de uns cinco minutos fui atendida. A orientação que
recebi foi de mandar uma mensagem para o “helpdesk@...” (não poderia ser
“ajudaqualquercoisa@...”?).
Mandei
a mensagem às 10:03, a resposta automática veio em 5 min e em seguida veio uma
outra pedindo o número do meu telefone. Respondi na mesma hora, toda animada.
Mas, depois disto, não recebi nada.
Mandei
mais duas mensagens, recebi duas respostas automáticas e ao meio-dia (duas horas
depois), liguei de novo para o número da ajuda.
15
min depois, ninguém havia atendido e eu desisti!
Nestas
alturas, já “à beira de um ataque de nervos”, resolvi pedir ajuda para os
universitários, neste caso o meu filho Miguel e SUCESSO ABSOLUTO!
Ele
me passou o token, consegui o comprovante, o documento já foi para a contadora
e a declaração já foi para a Receita.
Mas,
até este momento, 31 horas depois do pedido de ajuda, o helpdesk não me
deu retorno.
Capítulo 2
Comprovante da Tia Theresa
Dia
1
Acessei
o Portal do Servidor/RS com o número da matrícula no Estado para baixar o
comprovante de rendimentos, mas, para isto, era preciso fazer o cadastro dela.
Coloquei os dados e na hora de gerar a senha: surprise! O link necessário para isto seria enviado por e-mail, porém, como ela nunca havia cadastrado um, a solução do site foi:
Isto mesmo, dirija-se à sua área de RH para informações.
Só relembrando, estamos em plena pandemia, a minha tia tem 89 anos e está em isolamento! Tenho uma procuração, mas moro em Florianópolis e, mesmo que morasse em Porto Alegre, também estou em isolamento.
Dia
2:
Às 9 horas da manhã reinicio o processo e vou atrás dos telefones da Secretaria de Educação no site. Lá, há três números: o geral responde “não é possível conectar” e os outros dois, da comunicação, ninguém atende.
Recorro
à lista dos ramais, tento uns 10 ramais do RH, mas nenhum atende.
Quem
sabe estou ligando fora do horário de trabalho?
Procuro
no site a informação sobre atendimento e não encontro nada.
Vou
então ao Facebook da SEC e lá descubro que o horário é das 9 hs até às 15 hs.
Às 9:38, envio,
pelo FB, uma mensagem pedindo socorro e recebo esta resposta automática: “Olá!
Como podemos lhe ajudar? Em breve, lhe encaminharemos o retorno de sua demanda.
Agradecemos o seu contato!” e duas horas depois e nada de resposta.
Resolvo apelar
para a Ouvidoria, mas não há uma ouvidoria exclusiva da secretaria e teria que
criar uma conta “gov.br”. Desisto da ouvidoria.
Vejo que no
site da secretaria tem um item “nossa equipe” e lá descubro três números do RH.
Os primeiros dois não atendem, mas no terceiro, às 11:50 escuto a voz de um ser
humano! Um ser humano muito atencioso, que se chama Elenir.
Ela me passa,
então, o e-mail da colega que poderá me ajudar. Quase choro porque estou
ressabiada com e-mails, mas vamos em frente.
Às 12:18 envio
a mensagem com a procuração da minha tia para mim, anexada.
ÀS 15 hs o
expediente acabou e nada de resposta.
Mas, a
funcionário que recebeu o e-mail, Marlise, também era um ser humano muito atencioso e às
17 hs me manda a resposta, dizendo quais são os documentos que devo enviar!
Dia 3
Documentos
impressos, preenchidos e escaneados.
Mas, preenchi a
solicitação com o meu e-mail, que já estava cadastrado na minha matrícula e
sabe-se lá por que não poderia ser o mesmo para nós duas. Por sorte tenho dois.
Quanto ao
comprovante, já está com a contadora.
Só que a minha tia não tem a cópia da declaração do ano passado, então inicia-se agora “A saga da cópia do imposto de renda da tia Theresa”.
Espero que seja menos sofrida,
rsrsrs
https://www.instagram.com/andreapiacquadio_/
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