14.7.20

Meu bolo

Meu neto Gabriel, que tem 10 anos, está se interessando pelas artes culinárias.
Eu prometi mandar a receita de um bolo que faço há muitos anos e que é o único que eu sei fazer, rsrsr. 
Mas, achei boa ideia "socializar" a receita, com direito a sua história.

Gabriel e eu, em novembro de 2018

Na minha infância meus aniversários eram sempre festejados e, até hoje aniversário pra mim é sinônimo de festa. Eu adoro!

Morava em Campinas, em 1977, quando meu primeiro filho, Ricardo, fez um ano.
Não sabia fazer bolo e não pode haver festa de aniversário sem bolo.
Oba, minha cunhada Vevé, fez o bolo!
Para os aniversários que se seguiram, não lembro quem fez, só tenho certeza de que não fui eu porque ainda não tinha aprendido.

Em 1981, Ricardo, eu e Miguel, que havia nascido em 1979, fomos morar em Porto Alegre.
Contei para a amiga Jovita que não sabia fazer bolo. 
Ela se indignou com a minha ignorância e me deu uma receita muuuuuuuuito simples.
Um belo dia me animei, segui a receita, fiz o bolo, deu certo e todos gostaram!
Fiquei feliz e agradecida.

              A RECEITA DA JOVITA
Convenções que uso¹*
        C = colher de sopa
        c = colher de chá
        xic. = xícara de 250 ml
        farinha = farinha de trigo (naquela época não havia outras farinhas).
             
Ao iniciar, ligar o forno para aquecer.
Misturar nesta ordem:
       1 xíc. de açúcar;
       1 ovo;
       1C de manteiga;
Acrescentar:
        2 xícaras de farinha;
        1 xic. leite;
        1 pitada de sal;
        1C ou 1 pacotinho de fermento Royal.
Misturar tudo muito bem!
Untar a forma e por sugestão da Moema, neta da amiga que deu o nome ao bolo: "lamber a tigela onde preparou a massa". *²

Colocar no forno alto por 10 min. e depois no baixo por +-15 min. 
Experimentar com o palito até sair sequinho.
Quando pronto, retirar imediatamente do forno e cobrir com um pano de prato (longe do calor) por uns 10 min. e está pronto para ser comido!


*¹ aprendi estas convenções nas aulas de "Educação para o lar", no ginásio do Pio XII (entre 1959 e 1962);
*² Fazia numa assadeira de +- 20 x 30 cm e até hoje uso uma igual, o que faz o bolo ficar baixinho. Eu gosto.

    Mas, quem me conhece sabe que sou um pouquinho rebelde e que não iria querer ficar fazendo o mesmo bolo a vida inteira (apesar do sucesso, rsrs).
    Fui procurar variações em outras receitas, inventei algumas, foi dando certo e deixou de ser o "bolo da Jovita" para ser "o bolo a partir da receita básica da Jovita".

    Portanto, apresento para vocês as substituições e os "incrementos", ou seja, a verdadeira graça da receita:
          Açúcar – pode ser cristal, mascavo, adoçante (ver equivalência na embalagem), 1 C            de mel ou melado + 2/3 xic. de açúcar;
          Manteiga – margarina, óleo;
          Farinha – branca, 1 xic. integral + 1 xic. branca 1 xic. centeio + 1 xic. branca; 1/4                  integral + ¼ centeio + 2/4 branca, preparado para bolo sem glúten (pode ser                          peneirada  para o bolo ficar mais fofo);
          Leite (pode usar qualquer tipo) – café com leite, leite com iogurte (com ou sem                      sabor), suco de fruta. 
          obs. Hoje aprendi com a minha nora Tati a fazer com vinho + água. Ela deixou passas de uva de molho no vinho por 24 hs.
Untar a fôrma como de costume, mas em invés da farinha, polvilhar com farelo de aveia para adicionar fibras e textura ao bolo.
Para o bolo ficar mais fofo, colocar dois ovos e bater as claras em neve.
Pode colocar na massa:
           - baunilha líquida;
           - chocolate granulado, Nescau (que tem gosto de festa) ou chocolate em pó (pode                 misturar só na metade da massa para o bolo ficar com duas cores), pedaços de                   chocolate em barra, chocolate granulado;
           - se colocar chocolate pode acrescentar 2 c de cascas de laranja ralada;
           - passas, castanhas, nozes, etc.
           - erva-doce e noz moscada;
           - gengibre;
           - aveia granulada;
           - frutas cristalizadas;
           - maçã ralada;
 - e o que mais quiser.

Para fazer bolos "específicos", é só seguir a receita básica e fazer as substituições sugeridas:
Bolo de fubá:
                1 xic. farinha branca + 1 xic de farinha de milho média ou fina (ao gosto de                            freguês);
                2C de óleo
                usar leite morno;
                pedaços de goiabada na massa;
                açúcar e canela em cima depois de pronto.
                Se quiser pode acrescentar erva-doce à massa.
Cuca:
                2C de azeite;
     2 ovos;
                2C de fermento;
                cobrir com “farofa” (ver receita adiante).
Natureba:
                1 xic. farinha branca;
                1/2 xic. aveia granulada;
                1/2 xic farinha de centeio;
                1C mel e 2/3 xic. de açúcar branco.

Glória de chocolate (meus filhos gostaram tanto que dei este nome):
                1/2 xic. de farinha integral;
                1/2 xic. de farinha branca;
                muito chocolate em pó e pedaços de chocolate em barra;
                noz moscada, baunilha;
      iogurte e leite;
      colocar 2/3 xic de açúcar cristal.                            

Coberturas (que eu nunca mais fiz, mas fazia, rsrs)
              - Farofa:
a) 2C farinha, 1C açúcar, 1C manteiga ou margarina, pedacinhos de banana, passas, canela em pó. Fritar a farinha e acrescentar os demais ingredientes
b) 3C farinha, 3C açúcar, 1C manteiga ou margarina e canela a gosto. Só misturar;
              - Geleia diluída na água quente;
              - Bananas em fatias (ao comprido);
              - Açúcar e canela;
              - 4C leite, 4C açúcar, 4C chocolate e 2C manteiga. Misturar no fogo;
              - Grãos de uva (ou bago?) com açúcar por cima;
             - 1 xic. de suco de laranja com um pouco de açúcar. Deixar ferver.
  
Obs. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que você possui em casa todos os ingredientes necessários para a preparação da receita.
Quase todos os bolos crescem melhor quando assados logo após o preparo.
Quando a massa estiver pesada (com frutas, por exemplo), usar dois pacotes ou 2 C de fermento.
Pode comer quente, garanto que não faz mal, como diziam as nossas mães antigamente, rsrsrs.
O único problema que encontro, com tantas possibilidades de escolha é repetir uma receita, rsrs
Mas, se alguém quiser dar sugestões vou ficar bem faceira!

Comentário da amiga Maria Betânia Champagne:

Poderia se chamar «bolo Domingos de Oliveira», ou «Todos os bolos do mundo». Ainda mais com direito a meter a colher torta... Minha neta Moema acrescentaria, como fez numa receita de bolo que me deu, «lamber a tigela onde preparou a massa».




p. s. o meu objetivo inicial era dar a receita do bolo, mas achei tão bonitinha esta que a tia Vevé fez para os meus filhos quando eram pequenos...
“Rei Alberto” para os guris:
1 pacote de gelatina
Fazer de acordo com as instruções e quando estiver meio molenga, colocar rodelas de banana ou de abacaxi.
Por cima coloque merengue em picos e após, chocolate granulado ou outras delícias que houver.
Servir 3 taças, no mínimo, para cada monstrinho!



E para quem não sabe porque Nescau tem gosto de festa, é só clicar:


5 comentários:

Maria Betânia Ferreira disse...

Adorei! Poderia se chamar «bolo Domingos de Oliveira», ou «Todos os bolos do mundo». Ainda mais com direito a meter a colher torta... Minha neta Moema acrescentaria, como fez numa receita de bolo que me deu, «lamber a tigela onde preparou a massa».

Vera Spolidoro disse...

Meus bolos têm ficado um desastre...vou tentar tua receita, mas tô achando q é probl do forno😁

Maria Lucia disse...

Betânia, adorei as sugestões. Vou colocar lá!
Verinha, é super fácil e tomara que não seja o forno, rsrs Boa sorte!
Beijo para as duas.
p.s. não apareceu a opção responder.

Anônimo disse...

Adorei! O que eu faço é bem parecido, substituo até ovo por linhaça ou chia hidratadas por 10 min, orapronobis ou banana bem madura, 1 pra cada ovo. E tb há muito tempo não uso mais fermento Royal ou aquelas outras marcas, todos são transgênicos. Se colocar uma colher rasa de bicarbonato de sódio, o resultado é o mesmo, até melhor!

Maria Lucia disse...

Obrigada pelas dicas, seu Anônimo!