28.7.20

Sampaio, meu pai.


Ontem, meu pai teria feito 93 anos.

No dia 27 de julho de 2016 foi descoberto o câncer de pulmão que o levou.

Lúcido, nos deixou no verão de 2017, com uma admirável aceitação da doença, mesmo sentindo a sua vida indo embora aos poucos.

Foi um dos primeiros (senão o primeiro) cartunista profissional do Rio Grande do Sul e era irmão mais velho do também cartunista SamPaulo.

Nascido José Miguel Pereira de Sampaio, como cartunista assinava Sampaio.

Trabalhou na Revista do Globo, em vários jornais e em televisão, sempre desenhando.

Paralelamente, era servidor público do TRE/ RS e acabou por abandonar o jornalismo e fazer uma bela carreira no tribunal.

Nunca gostou de estudar. Meus avós decidiram que ele deveria ir para uma escola que tinha o regime de internato. O guri fugia, rsrsrs Mas, apesar de ter cursado só até o ginásio, meu pai tinha uma vasta cultura e, como bom jornalista, estava sempre muito bem informado.

Inteligente e curioso, lia muito.

Era colorado fanático e, em 2006, com o neto Miguel Dagnino, acompanhou o Internacional em todas as partidas da Libertadores da América. Infelizmente, o médico não permitiu que fosse ao Japão ver o gol do Gabirú que nos deu o Campeonato Mundial, mas Miguel o representou muito bem!

Em 2010, foi a Abu Dhabi, mas o seu Inter não voltou campeão.

Adorava a praia de Capão Novo (RS), onde ele e minha mãe foram uns dos primeiros veranistas.

Meu pai, seguindo a tradição do meu avô, era um homem de esquerda e, como tal, uma pessoa solidária e generosa até demais!

Tinha um temperamento bem difícil, mas foi um cara genial!

Beijo, pai.

p.s. nas fotos, as pinturas que fazia nos muros de sua casa em Capão Novo e que ainda estão lá.

A casa foi vendida para um casal muito querido que adorou as pinturas! Sou muito agradecida a eles.






Uma parte do trabalho de Sampaio como cartunista está em:

E o do seu irmão SamPaulo em:

Nenhum comentário: