20.4.21

O rei Roberto e a mantissidão

 "Os botões da blusa que você usava e meio confusa desabotoava iam pouco a pouco me deixando ver no meio de tudo um pouco de você.

Nos lençóis macios amantes se dão, travesseiros soltos, roupas pelo chão. Braços que se abraçam, bocas que murmuram palavras de amor enquanto se procuram..."

trecho da música "Os seus botões" de Roberto e Erasmo Carlos, de 1976


Durante muito tempo, quando escutava esta música, ficava imaginando como seria esta mantissidão. E via uma paisagem tranquila, campos verdes, montanhas ao fundo, um céu bem azul, sem nuvens e o que se ouvia era só o silencio, um lugar de muita paz que avistavam da janela...

Até que um belo dia, não lembro quando, li a letra e SURPRESA! A mantissidão era só "amantes se dão" e eu fiquei muito encabulada com a minha patetice, rsrs

Em 2009, o jornalista David Coimbra publicou, no jornal gaúcho Zero Hora, uma crônica com o título de "Os botões da blusa" e um amigo me passou o recorte. Que alívio, não era a única abobada que escutou errado, rsrs. Uma pena, porque a paisagem que eu via era tão bonita! 

"Os botões da blusa

Sabe aquela música do Rei: nos lençóis macios amantes se dão?

Uma amiga minha achava que "amantes se dão" era uma única palavra. Mantissidão. Imaginava que Roberto Carlos cantasse:  Nos lençóis macios, a mantissidão...

Como se nos lençóis macios o Rei e sua companheira sentissem a mantissidão da vida, das coisas do universo, do mundo e do amor. Tem lógica. Você está numa praia, a tarde cai, o dia está ameno, você olha para a linha do horizonte, no fim do mar, e sente a mantissidão o envolvendo, e é bom...

Ou depois de uma noite de orgias você acorda ao meio-dia com a boca pastosa e com uma baita duma mantissidão.

Seja como for, mantissidão é uma bela palavra e deveria existir." (trecho da crônica).

Concordo com ele, esta palavra deveria mesmo existir. E não é interessante que eu e a sua amiga tenhamos tido a mesma sensação?

E hoje, que tanto se fala no Roberto Carlos porque ele está de aniversário, fui procurar no Google a crônica porque só tinha o recorte. E tive outra surpresa: em 2009, no seu blog, meu amigo Emílio Pacheco, também escreveu sobre o tema.*

"A mantissidão

Inspirado por um tópico do Orkut, eu ia escrever uma longa crônica sobre a mantissidão. Mas pesquisei no Google e constatei que vários outros já o fizeram. Não seria uma ideia original. De qualquer forma, é bom saber que não fui o único nos anos 70 a imaginar Roberto Carlos abraçado em sua amada dizendo: 'É tão bom estar aqui com você curtindo esta paz, esta mantissidão...' E tudo por causa da letra de 'Os Seus Botões': 'Os lençóis macios / a mantissidão...'

Não é o máximo! Eu achei, rsrs

E mais esta frase no "blogmanualdoaluno": "Eu me lembro da música Roberto Carlos, em que ele falava da “mantissidão”. Eu cantava a música, mas não sabia o que significava essa palavra. Achava que devia ser algum tipo de calma, um clima de ternura, amor, sei lá."

Moral da história: mais gente sentiu o mesmo que eu.

E por fim, encontrei esta crônica ótima:

http://cuecaazulcalcinha.blogspot.com/2009/12/o-amante-cidao.html

Feliz Aniversário, Roberto Carlos!

Canta Ivete Sangalo:

https://www.youtube.com/watch?v=b1Lt-SUXi7s&ab_channel=AlfredoLeonLeyva

*https://emiliopacheco.blogspot.com/




2 comentários:

Regina Zimmermann Guilherme disse...

Eu pensava o mesmo quando era pequena.Creio que por não ter, naquela época, ideia do que seria "amantes se dão". Acabei colocando a palavra no meu "dicionário mental", apesar de nunca utilzar. Pensava que era um sinônimo de imensidão. Algo como é descrito no texto. E hoje lembrei disso e vim conferir se a palavra existia. Assim, encontrei esse texto. Muito interessante saber de outras ocorrências do "fenômeno".

Maria Lucia disse...

Oi, Regina, desculpa não ter respondido. Só vi agora.
Eu já era "crescinha" mas mesmo assim, não atinei que seria "amantes se dão", rsrs.
Acho que esta palavra deveria ir para o dicionário com este sentido que percebemos.
Abraço